Contexto
O mundo é bom, a vida é perfeita, as pessoas são sempre felizes, essa parece ser a tônica que ronda a nossa realidade atual, muito provocada pelas redes sociais, onde todos nós priorizamos mostrar um recorte colorido dos acontecimentos. Essa distorção da realidade – que afinal é composta por coisas boas, outras nem tanto e outras ainda, bem ruins – pode nos distanciar do que verdadeiramente sentimos.
Nosso processo educacional, seja no ambiente familiar ou escolar, não favoreceu muito a conexão com as emoções (nesse artigo estou tratando sentimentos e emoções como sinônimos), sendo assim temos dificuldade para identificar e dar nome para ao que sentimos.
Outro aspecto que dificulta nossa identificação de sentimentos é que muitas vezes aprendemos a estar direcionados para fora – para os outros ao invés de em contato conosco. Nesse sentido pautamos nossa conduta menos no que estamos sentindo ou precisando e mais no que o outros acham.
Como acolher e aprender com nossas emoções?
1º Passo – Identificar o que sentimos
Para exercitar isso podemos focar a atenção naquilo que sentimos, aceitar que os sentimentos não são certos ou errados (apenas são), procurar identificar as reações fisiológicas que provocam e buscar entendimento sobre o que causou os sentimentos. Essas atitudes irão colocar uma “luz com o foco direcionado” para o aprendizado sobre sentimentos e isso contribuirá para a evolução nesse aspecto, em que fomos pouco treinados. Também podemos ter um caderno para anotar nossos sentimentos durante o dia, o que pode ajudar a nos organizarmos e nos entendermos melhor.
Perguntas chave:
O que estou sentindo?
O que desencadeou essa emoção?
O que ela causa em mim?
2º passo – Dar nome ao que sentimos
Como aparentemente nossa sociedade dá mais valor aos pensamentos e à razão que aos sentimentos, nosso repertório para dar nome aos sentimentos costuma ser restrito. Enriquecer nosso vocabulário para expressá-los pode ser útil para nossa vida. Ao invés de dizer “eu estou bem”, podemos exercitar ser mais específicos e isso poderia ser: estou alegre, estou grato, estou calmo. Outro exemplo seria: “me sinto mal”, que poderia ser, me sinto irritado, triste ou assustado.
Algumas das palavras que usamos como se expressassem sentimentos estão na verdade atribuindo a um terceiro a responsabilidade do que sentimos. Um exemplo seria: “sinto-me magoado”. Na verdade, estou “acusando” a outra pessoa de me magoar. Nesse caso a responsabilidade do que sinto é atribuída ao outro. Dizendo: “estou triste” – eu me responsabilizo por reagir com tristeza ao comportamento do outro.
Perguntas chave:
Como posso chamar esse sentimento?
Caso eu explicasse a um amigo esse sentimento, como ele o chamaria?
Para ser mais especifico com relação a esse sentimento que outros nomes ele poderia ter?
3º Acolher as emoções/sentimentos
As emoções tem um papel importante na preservação da nossa integridade física e mental, elas estão a serviço de ativar nosso comportamento de aproximação ou fuga. Quando sentimos medo, devemos nos preparar para fugir ou enfrentar o perigo, por outro lado quando sentimos amor devemos nos aproximar do objeto ou ser amado. Portando as emoções positivas e negativas devem ser acolhidas e devemos nos permitir senti-las, pois isso colabora para o amadurecimento, a saúde mental e física. Não ter medo de entrar em contato com as emoções contribui para a nossa plenitude como seres humanos.
Atitudes chave:
Respire profundamente três vezes e se pergunte: Como posso acolher esse sentimento?
Imagine que está abraçando essa emoção.
Envolva essa emoção em um balão cor de rosa e segure o barbante do balão para que ele passe um tempo com você.
4º aprender com as emoções
Colocar o foco em nossas emoções e permitir o aprendizado com elas, nos dá a possibilidade de adquirir mais equilíbrio emocional e ampliação da inteligência emocional. Seremos mais capazes de auto regulação emocional e também de relacionamentos interpessoais mais efetivos e verdadeiros. Ficar atento às situações que vivemos e aprender com a forma que reagimos a elas, procurando tirar lições, é uma formula para adquirir flexibilidade e poder na expressão dos sentimentos.
Perguntas chave:
Que situações podem ser gatilho para expressão de emoções descontroladas?
Como lido com essas situações?
Que mudanças posso implementar?
5º praticar a expressão dos sentimentos
É interessante escolher pessoas de confiança que validarão seus sentimentos. Comunique o que está sentido de forma clara e na primeira pessoa. Se necessário descreva a situação que foi o estímulo para o sentimento, sem acrescentar julgamentos e observe que reação causa. Peça feedback para quem está ouvindo e vá implementando melhorias.
É importante observar os sentimentos positivos e negativos e ter clareza que o controle de como vamos expressá-los é nosso. Em cada situação eu posso decidir expressar o mesmo sentimento de maneiras diferentes e ter consciência disso pode proporcionar uma sensação de empoderamento e equilíbrio emocional.
Perguntas Chave:
Qual o impacto tenho causado ao expressar meus sentimentos e emoções?
As palavras e forma que tenho usado para expressar sentimentos tem feito com que eu e os outros nos sintamos confortáveis? Quais são as evidências?
Desenvolver intencionalmente habilidades relacionadas a expressão de sentimentos e emoções, pode nos apoiar a vencer dificuldades de relacionamento e preencher lacunas que possibilitem legitimar quem realmente somos. Desenvolver a consciência emocional é o primeiro passo para ter inteligências emocional.
Forte abraço!